quinta-feira, setembro 02, 2021

Bairro das Rocas faz aniversário nesta sexta com alvorada e Sessão Solene

Imagens: Reprodução

Um dos bairros mais antigos de Natal, Rocas faz aniversário nesta sexta-feira, 3 de setembro, e terá vários eventos alusivos durante o mês, por iniciativa do deputado Ubaldo Fernandes (PL), morador e representante da região. 

Os primeiros eventos acontecem justamente no Dia do Bairro das Rocas, instituído em 2010 no Calendário Oficial de Eventos da Cidade de Natal pelo Projeto de Lei n° 192/2010, de autoria do então vereador Ubaldo Fernandes. 

Segundo o deputado, será um dia de festa para todos que amam essa comunidade. Logo cedo, por volta das 6h30, farão alvorada pelas ruas do bairro com a Banda Municipal de São Gonçalo, pertencente à Fundação de Cultura Dona Militana, sob a regência do maestro Aldo Correia. Já à noite, às 19h, realizarão Sessão Solene no Núcleo IFRN das Rocas, quando homenagearão 10 personalidades com relevantes serviços prestados às Rocas. 

O parlamentar programa ainda outros eventos. No dia 12/09, às 19h, terá uma  Missa na Igreja Sagrada Família. Já no dia 19/09, a partir das 18h, acontece um Culto na Assembleia de Deus Igreja Polo Rocas – Setor 15. Por fim, no dia 25/09, das 8h às 13h, Ubaldo realizará a Ação do Bem em local ainda a ser definido.

"Não nasci nas Rocas, mas sou roqueiro de corpo e alma. Foi neste bairro que escolhi viver e constituir família, quando cheguei de Tangará. Desde que comecei minha caminhada- primeiro nos movimentos sociais e depois na política - trabalho para melhorar a qualidade de vida dos moradores dessa região. E o bairro das Rocas tem muito a comemorar, principalmente nos últimos anos e ainda há muito trabalho pela frente", enfatiza o parlamentar. 

HISTÓRIA 

O Bairro das Rocas teve seu início de povoamento em meados de 1880  Primeiramente, o historiador Luiz Câmara Cascudo o nomeou de “Ilha de Montenegro", em 1956. Logo em seguida, devido à quantidade de grupos de pescadores que chegaram à região (1980), teve seu nome alterado para “Atol das Rocas”, que era bastante famoso para os pescadores devido à sua boa área para a pesca. Segundo o próprio Cascudo, deu-se o nome pois os pescadores pescavam nas águas do atol e denominaram as Rocas como “a morada em terras firmes”.

📌Lembre-se: higienize as mãos sempre que necessário com água e sabão ou álcool em gel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário