19 agosto 2021

Pesquisa SETA mostra crescimento de Jean do PT para a disputa pelo Senado no RN

Imagem: reprodução

A Pesquisa SETA/Band, divulgada nesta quarta-feira (18), mediu as intenções de voto para a presidência, para o Governo do Estado e para o Senado no Rio Grande do Norte. Que Fátima Bezerra (PT) e Lula (PT) são os preferidos dos potiguares não nos soa como surpresa. Mas os números indicam também o crescimento do nome do senador Jean Paul Prates (PT) entre os que estão pleiteado a vaga para o Senado Federal.

O Senador Jean - como ele tem adotado – figura bem na pesquisa espontânea, que é aquela em que o instituto indaga à pessoa entrevistada em quem ela votaria para cada cargo, mas não lhe dá opções de candidatos. Na espontânea, Carlos Eduardo Alves (PDT) tem 5,7% das intenções e voto e Fábio Faria (PSD) e Jean (PT) aparecem em segundo com 4,5% cada um. 

Como na pesquisa espontânea os entrevistadores não indicam as opções de candidato, conclui-se que as pessoas que participaram do levantamento disseram os nomes que lhes vieram à cabeça como resposta. Isso pode ser bom para Jean Paul. Ele aparecer com essa pontuação e na memória dos eleitores não é nada mau.

Nos últimos meses, o Senador Jean, que assumiu o mandato de Fátima no Senado Federal quando ela passou a chefiar o governo do RN, tem rodado por várias cidades do estado. O parlamentar, que já vinha mostrando atuação significativa no tapete azul e boa penetração na mídia nacional, parece que passou a caminhar com mais força também entre o eleitorado potiguar.

O levantamento SETA/Band pode indicar um crescimento do petista na corrida pela vaga no Senado Federal, já que evidencia esse bom posicionamento do Senador Jean entre os eleitores, outrora não notado. Resultado da campanha para prefeito de Natal? Efeito Lula? Bom desempenho parlamentar? Não sei. Mas o aumento da popularidade é um fato.

O instituto SETA também fez uma pesquisa estimulada, indicando aos entrevistados opções de nomes que pleiteiam cada cargo. Nessa o senador petista aparece na quinta posição, tecnicamente empatado com Rogério Marinho (PSDB) e Rosalba Ciarlini (PP). Carlos Eduardo e Fábio Faria ficaram na primeira e na segunda posição, respectivamente.

Apesar da aparente distância nesse “ranking”, Jean Paul já aparece também melhor posicionado do que em pesquisas anteriores. Além do mais, existe o recall de eleições passadas. Na lista da pesquisa estimulada há dois ex-deputados federais, uma ex-governadora e um ex-prefeito da nossa capital.

Ao que parece, os figurões vão precisar tomar cuidado com Jean, que está correndo pelas beiradas e realizando reconhecidamente um bom trabalho em Brasília.

Fonte: Apodi Agora

📌Lembre-se: higienize as mãos sempre que necessário com água e sabão ou álcool em gel.


Chegou em Assú agora, a marmitaria mais completa da cidade, com aquele gostinho de comida caseira. Observação a entrega é grátis (84) 99978807.

Nenhum comentário:

Postar um comentário