20 agosto 2021

Governadora visita obra concluída da Escola Duque de Caxias em Macau

Escola é uma das 40 reformadas e ampliadas pelo Poder Executivo estadual, por meio do Projeto Governo Cidadão e SEEC.

Imagem: reprodução

A governadora Fátima Bezerra, os secretários estaduais Fernando Mineiro (Gestão de Projetos e Metas e coordenador do Governo Cidadão), Getúlio Marques (Educação) e Íris Oliveira (Trabalho, Habitação e Ação Social) visitaram a obra da Escola Estadual Duque de Caxias, no município de Macau, na Costa Branca do Estado. A visita ocorreu nesta sexta-feira (20), quando o corpo escolar promoveu homenagem à governadora, que foi recebida pela banda do projeto social Manguesart, em agradecimento às melhorias feitas no colégio.

A unidade é uma das 40 escolas que estão sendo ou foram reformadas e ampliadas pelo Governo do RN, por meio do Projeto Governo Cidadão e Secretaria de Estado da Educação, beneficiando 20 mil estudantes no RN, com investimentos de R$ 100 milhões. “É grande a emoção de poder entregar um equipamento desse porte aos nossos estudantes. Quem vive na luta por uma educação digna entende este sentimento. E estamos no Governo para isso: para trazer cidadania e dignidade”, disse a governadora. 

Somente nesta escola, que atende mais de 400 alunos nos Ensinos Fundamental I e II, foram aplicados R$ 1,7 milhão que resultou na ampliação das salas de aulas, instalação de aparelhos de ar-condicionado, construção de banheiros, nova copa e cozinha, refeitório, ampliação da biblioteca, construção de novos laboratórios de ciências e informática, do recreio coberto, além de todos os ambientes necessários ao equipamento para oferecer uma educação de qualidade, com segurança e conforto. A reforma integrou os diversos setores em um único pavimento, garantindo acessibilidade a todos. 

“Missão dada é missão cumprida, governadora! Esse é apenas um recorte do trabalho do Governo da professora Fátima. Quando chegamos à gestão, nenhuma escola havia sido entregue, muitas apresentavam erros de projetos e precisavam de adequação. Uma luta árdua, mas que tem valido a pena ao entregar os equipamentos à população.”, explicou Mineiro.

O secretário Getúlio reforçou a importância da reforma para a comunidade escolar macauense. “Como ex-aluno desta escola que educa tantas crianças e jovens anualmente, voltar para entregar uma obra de reforma como a que foi feita aqui é de importância imensurável. Agora, os estudantes terão aqui um ambiente seguro e adequado e digo: o Governo da professora Fátima fará muito mais”, destacou.

Lembrando que se trata de uma das escolas mais antigas do município, com 98 anos, o diretor Manuel Thiago agradeceu o empenho do Governo em trazer as melhorias para a comunidade escolar. “Hoje somos gratidão, a partir de agora teremos um ambiente seguro e confortável para entregar um ensino de mais qualidade aos nossos estudantes.”

Corroborando o diretor, a aluna do 8º ano, Clara Fabiane, de 13 anos, falou da expectativa da volta às aulas. “Não vejo a hora de voltar pra nossa escola novinha e linda desse jeito. Tenho certeza de que esse é também o sentimento de todos os outros alunos”.

A Escola Duque de Caxias está adaptada para à volta às aulas seguindo protocolos para barrar a Covid-19 - com sinalização de fluxo e educativa, displays de álcool a 70%, totens com pia, sabonete líquido para a lavagem de mãos -, já possui o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) e Habite-se para funcionamento e, no momento, espera a ligação de energia definitiva pela Cosern.

Ainda acompanharam a governadora a secretária adjunta do Gabinete Civil, Socorro Batista; os deputados estaduais Francisco Medeiros, George Soares e Ubaldo Fernandes, além do prefeito José Antônio, e do vice Rodrigo Aladim, vereadores e o presidente da Academia Macauense de Letras.

📌Lembre-se: higienize as mãos sempre que necessário com água e sabão ou álcool em gel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário