03 fevereiro 2017

Por Erick, O Caçador: GOE - A TROPA DE ELITE DO SISTEMA PRISIONAL

Fotos: Imagem ilustrativa
 Numa das 32 cadeias do Estado do Rio Grande do Norte, presidiários amotinados depredam tudo e ameaçam matar outros internos rivais. A gritaria é grande e, aparentemente, a situação está fora de controle. De súbito, um grito ecoa em meio ao caos: "O GOE VAI ENTRAR! TODO MUNDO PARA O FUNDO DAS CELAS!" Na sequência, homens de preto equipados com material antimotim, invadem o recinto. Uma granada de efeito moral explode com barulho ensurdecedor - quem não obedecer imediatamente será submetido à força -os membros do GOE são mestres do CQB ( Close Quarter Battle - Combate em Ambientes Fechados) e não brincam em serviço! Os amotinados correm para o fundo de suas celas e se amontoam, sentados e encolhidos. Mais uma Crise Prisional foi abortada antes de virar manchete. O Grupo de Operações Especiais da Secretaria de Justiça e Cidadania (SEJUC) do RN é assim: discreto, rápido, eficiente.


    A situação acima descrita é ficcional, mas dá boa idéia das 271 Operações de Intervenção Tática feitas pelo GOE/RN, só em 2016. Observe que o volume de trabalho foi intenso... E só estamos falando de intervenções! O GOE também realiza Segurança e Escolta de Autoridades em visita às unidades prisionais ( Juízes, Promotores, Secretários de Estado, etc), escolta de presos especiais ( pelo grau de periculosidade), reforço do plantão em unidades prisionais necessitadas, além de Operações de Patrulhamento ( que incluíram nove prisões em flagrante)...  Foram 463 ocorrências atendidas em 2016! Como se não bastasse, ainda há um cotidiano puxado de treinamentos e esmero na manutenção do armamento e equipamento. Os guerreiros do GOE formam a elite mais desconhecida da Segurança Pública Potiguar -  mas nesse artigo vamos mostrar um pouco desses Heróis do Sistema Penitenciário.


    Em janeiro de 2017, o Presídio Estadual de Alcaçuz virou notícia internacional devido a Guerra de Facções Criminosas em seu interior. Menos noticiadas foram as diversas outras emergências simultâneas em várias unidades prisionais potiguares, rapidamente controladas. O GOE estava em todas. Essa tropa é, de fato, o bicho papão dos cadeeiros rebelados. Numa das revistas feitas após Intervenção nos Pavilhões da Alcaçuz rebelada, chegou a ser recolhida uma carroça inteira, repleta de lanças, espadas, facas e facões, bem como bandeiras e escudos improvisados! E celulares, muitos celulares...


   O trabalho do GOE é incessante, exaustivo, minucioso, sob pressão constante. Só homens e mulheres da têmpera mais forte para suportar tal disciplina. Um único erro pode assumir proporções desastrosas, principalmente se explorado pela mídia hostil e agremiações oportunistas de "Direitos Humanos" a serviço das Facções Criminosas. Num Sistema Prisional de estrutura decrépita, com unidades superlotadas e recebedor de muita cobrança, mas pouco investimento, o GOE representa a salvação política das autoridades sentadas nos Salões do Poder; São os bombeiros sempre capazes de debelar os "incêndios" cotidianos, causados pelas falhas absurdas do Sistema. Como seus demais irmãos Agentes Penitenciários, tiram leite de pedras, para manter fechadas as Portas dos Infernos onde a Sociedade encerra seus demônios. Esses são os fatos.
Criado em 2011, o GOE mata no peito todas as situações em que o controle emergencial da ordem é necessário no sistema prisional e, para isso seu recrutamento é de seleção rigorosa, um verdadeiro garimpo dentre o efetivo dos Agentes Penitenciários do Estado. As qualidades observadas num candidato são "personalidade, honestidade, amor à causa, vibração, preparo físico e psicológico. Esses são os requisitos básicos para pertencer ao grupo" - como diz o Ag Pen Leonardo Bezerra, seu atual  comandante. Depois de encontrada a jóia bruta, vem a lapidação...


    Os voluntários passam por um estágio de três meses em que se alternam treinamento e missões reais ao nível de sua capacidade, para o momento. O ritmo é puxado: além da Doutrina GOE de Intervenção Tática Prisional, treinam técnicas aprendidas pelos membros veteranos do Grupo em cursos ministrados por outras instituições de Segurança Pública, tais como Patrulhamento Tático Móvel ( PATAMO), Operações de Choque e Policiamento de Choque. A PMRN e o Departamento Penitenciário de Operações Especiais (sediado em Brasília) são parceiros sempre presentes nessas capacitações. 


    Se espera do estagiário que dê seu sangue, suor e lágrimas - e mesmo os mais brutos choram em meio ao gás lacrimogêneo! Tecnicas de combate corpo-a-corpo, uso de  uso de espingardas com MUNIÇÃO de elastômeros ( balas de borracha), formações de grupo de controle de distúrbios... uma carga maciça de conhecimento prático e teórico é ensinado e cobrado. Caso o estagiário se desempenhe à altura dos padrões de excelência do GOE, é declarado membro efetivo ao término do estágio. Se não, é desligado. O GOE não quer quantidade e, sim, qualidade.


    Atualmente, o efetivo total do grupo é de 19 homens e 03 mulheres. Lembram da quantidade de ocorrências que esse seleto e diminuto grupo atendeu, só no balanço do ano de 2016? Sim, é de se admirar mesmo! Os membros do GOE são inquebrantáveis, poucos e polivalentes. Invencíveis, pode-se dizer, e sempre prontos para cumprir qualquer missão!


    Alguém pode se perguntar como deve ser um ser humano desse calibre. Talvez, você já tenha cruzado com um deles pelas ruas, num dos poucos momentos em que não estão num mundo de grades, muralhas, escudos e capacetes. Poderia um deles ser o jovem afável que sorriu enquanto pagava suas compras na padaria?Poderia ser aquela gata que se bronzeava na Praia de Ponta Negra, com biquíni minúsculo e tatuagem delicada, uma integrante do GOE? Sim, claro que sim. A  face absoluta e coercitiva de um membro do  GOE é A máscara negra  e    ( balaclava) reservada para o chamado do dever. Aí, a aparência é toda outra..... Que o diga a escória Prisional rebelada, a razão porquê seu sangue gela e a brabeza acaba, no exato momento em que se escuta nos meandros das cadeias, aquele grito agourento: " O GOE VAI ENTRAR"!




Erick Guerra, O Caçador



Pra você que está pensando em comprar um imóvel : Vende-se uma casa

Vende-se uma casa no Loteamento Porto Seguro em Assu, 77 m2  de área construida, 2 quartos sendo 1 suíte, sala, cozinha, despensa, banheiro social, toda na blindex, piso extra, garagem para 1 carro, muro com Floreira.
LRV- empreendimentos  


Contatos

(84)98189-1090
       99919-8944


Nenhum comentário:

Postar um comentário