09 março 2017

No Dia da Mulher, deputadas fazem homenagem e reforçam luta contra a violência

Crédito da Foto: Eduardo Maia

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte comemorou nesta quarta-feira o Dia Internacional da Mulher, celebrado neste dia 8 de março. A solenidade proposta pela bancada feminina na Casa formada pelas deputadas Cristiane Dantas (PCdoB), Márcia Maia (PSDB) e Larissa Rosado (PSB), homenageou três potiguares com relevantes contribuições em suas áreas de atuação: Eliana Cardoso, Vilma Batista e Jandyra Escóssia.

De acordo com as parlamentares, a homenagem é uma forma de valorizar a atuação dessas profissionais e estimular o debate na Casa Legislativa de temas relacionados aos direitos das mulheres, sobretudo com a oferta de oportunidades de trabalho e inclusão social.

Em seu pronunciamento, no início da homenagem, a deputada Márcia Maia pediu um minuto de silêncio por todas as mulheres assassinadas, vítimas de “uma cultura machista e cruel”. A deputada destacou os números de mulheres vítimas de feminicídio.

“Em 2016, o estado alcançou a marca de 37 mulheres vítimas de feminicídio, ou seja, o assassinato de mulheres pelo simples fato de serem mulheres. Os números retratam um aumento de 27,6% em relação ao ano de 2015. Neste ano de 2017, nos primeiros dois meses, já temos um número maior de assassinatos de mulheres do que no mesmo período do ano passado”, disse Márcia.

A deputada falou ainda que, de acordo com a Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres, o Brasil tem uma denúncia de violência contra mulher a cada 7 minutos. “Esse dado é assustador, pois antes de a vida ser apagada pela violência, ela é destruída aos poucos”. Márcia Maia aproveitou o pronunciamento para ressaltar a relação entre carga horária e salário das mulheres em relação aos homens.

A homenageada Vilma Batista, presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Rio Grande do Norte (Sindasp), parabenizou todas as mulheres e destacou a luta das mulheres pelos direitos e os desafios diários da profissão. “Minha maior homenagem hoje vai para a agente penitenciária Dinorá Simas (In memoriam), pela sua luta a frente da Penitenciária Estadual de Alcaçuz”.

A deputada Cristiane Dantas usou a tribuna da Casa para falar sobre as conquistas econômicas, sociais e políticas das mulheres. “O Dia Internacional da Mulher é um dia emblemático para reforçarmos a luta no sentido de combater o preconceito nas ruas, a misoginia que nos difere dos homens no mercado de trabalho e a violência que diariamente faz novas vítimas de feminicídio”.

Cristiane Dantas falou também sobre a memória das mulheres pioneiras do movimento feminista. “Essas mulheres de coragem abriram caminho para uma trajetória sempre ascendente que abre cada vez mais espaço e dá visibilidade às mulheres como protagonistas sociais”, falou Cristiane Dantas.

A parlamentar citou a potiguar Dionísia Gonçalves Pinto ou como todas a conhecem: Nísia Floresta. Poetisa, escritora e educadora brasileira a escrever os primeiros artigos sobre a emancipação feminina em relação aos homens. Lembrou ainda de Celina Guimarães primeira eleitora; Júlia Alves Barbosa primeira vereadora de Natal; Maria do Céu Fernandes primeira deputada estadual; Alzira Soriano primeira prefeita do Brasil.

Cristiane Dantas homenageou Eliana Cardoso, artesã que reside em São José de Mipibu, onde preside a Associação de Mulheres e Jovens das Comunidades de Pau Brasil e Rocinha (Amjopar).

Larissa Rosado, também propositora da homenagem, destacou a luta das mulheres pelos seus direitos e a importância de transformar essa luta em dias melhores. A parlamentar chamou a atenção para os projetos aprovados, às vésperas do Dia Internacional da Mulher, que tratam do atendimento à mulher vítima de violência e do reconhecimento de heroínas nacionais. As propostas vão à sanção presidencial.

A parlamentar homenageou Jandyra Escóssia, servidora aposentada da Assembleia Legislativa, tendo atuado como Procuradora Judicial. “Estou realmente emocionada por esta homenagem e agradeço a Assembleia”, disse.

Participaram da sessão solene, os deputados Fernando Mineiro (PT), Hermano Morais (PMDB), Getúlio Rêgo (DEM), Tomba Farias (PSB), Carlos Augusto Maia (PSD) e Albert Dickson (PROS). Estiveram presentes ainda a secretária administrativa da Assembleia Legislativa, Dulcinéa Brandão; a defensora pública do Rio Grande do Norte, Renata Alves; representantes da Câmara Municipal de Natal, da Prefeitura do Natal, da Marinha, do Governo do Estado e do Poder Judiciário.


ALRN



Casa Do Cabeçote 
Somos uma empresa com experiência, Temos a certeza que vamos poder fazer um trabalho com garantia no seu carro, trabalhamos com cabeçotes completos e a base de trocas todos as marcas. Usinagem de bloco com um excelente brunimento , bielas retificadas e alinhadas , motores completo com garantia. Usinagem própria, temos todos os tipos de virabrequim a base de troca. 
Rua: Francisco Esmeraldino S. Fiqueira, N= 15 
Frutilândia, Assú/RN ( Enfrente ao colégio CEPA ) 
Fone: (84 ) 99931-5858  e 99807-5248  

Nenhum comentário:

Postar um comentário