28 julho 2022

Gestão do prefeito Faustino recebe nota máxima do MPRN/GAECO por transparência com os recursos do município

Imagem: reprodução

A Prefeitura de Porto do Mangue pela primeira vez atinge nota máxima no monitoramento do Ministério Público do RN. A gestão de Faustino foi avaliada (MPRN), por meio do Portal da Transparência da casa, o município obteve 1.300 pontos (pontuação máxima) no monitoramento permanente do Sistema Confúcio.

Apesar das dificuldades enfrenadas desde o início da gestão interina, sem informações administrativas (transição), o que se sabe apenas é que foi deixado o caos político-administrativo pela gestão anterior e mesmo diante dos grandes problemas, Faustino assumiu o compromisso de recuperar a cidade com o povo de Porto do Mangue e de fazer uma gestão diferenciada, voltada para atender os anseios dos seus munícipes com responsabilidade e transparência.

Como funciona a avaliação?

Desenvolvido pelo Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco) do MPRN, o Confúcio avalia os 167 municípios do Estado, de forma diária e automatizada. O Portal da Transparência da Prefeitura Municipal de Porto do Mangue foi aprovado nos oito quesitos aferidos.

São eles: Saúde do Portal (100 pontos); Qualidade dos Dados (100 pontos); Disponibilidade (100 pontos); Usabilidade (100 pontos); Série Histórica (100 pontos); Qualidade da Despesa (200 pontos); Qualidade do Gasto Público (100 pontos) e Qualidade da Compra Pública (500 pontos). 

Cada critério é medido de 0 a 100, 200 ou 500 pontos. Ao avaliar a Qualidade do Gasto Público, por exemplo, o Sistema Confúcio considera dados como empenho, pagamento e liquidação. Já a Qualidade da Compra, o detalhamento de informações sobre aquisição de bens ou serviços.

Sistema Confúcio

O sistema Confúcio foi pensado e implementado pelo Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco) e pelo Centro de Apoio Operacional às Promotorias do Patrimônio Público (Caop-Patrimônio). A equipe do Laboratório de Ciência de Dados do Gaeco desenvolveu crawlers (robôs) que varrem três vezes ao dia os Portais da Transparência dos Municípios, sendo criado um ambiente de monitoramento a partir dos dados coletados.

📌Lembre-se: higienize as mãos sempre que necessário com água e sabão ou álcool em gel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário