08 novembro 2017

Usina Solar em Assú entra na fase final de implantação

Fotos/Reprodução
Com evolução de quase 90% das obras executadas, no especto geral, a Usina Solar Assú V entra em sua fase final de implantação no RN. Neste mês de novembro, duas frentes de trabalho estão avançando em ritmo acelerado na construção da Subestação de Energia Elétrica e da Linha de Transmissão, etapas importantes para posterior entrada em operação da Usina Solar, que tem prazo previsto para o final de 2017. Em paralelo, ocorrem também os serviços de instalação dos últimos painéis solares.

As obras da Linha de Transmissão, rede de energia construída com objetivo de conduzir a energia elétrica que será gerada pela Usina Solar Assú V até a subestação mais próxima, Açu II, de propriedade da CHESF e localizada na zona urbana de Assú, já começaram. O projeto da Linha de Transmissão prevê a implantação de 14km de rede, com tensão de 138 kV, 53 torres de concreto com altura máxima de até 34 metros, para-raios e sinalizadores aéreos em cruzamento de vias urbanas.

Atualmente as torres estão sendo montadas tanto no perímetro urbano de Assú como no trecho rural, seguindo o traçado até a subestação da CHESF, localizada à margem da RN-016, em um dos principais acessos ao município. A próxima etapa dessa frente de trabalho serão lançamento dos cabos.

Na obra da Subestação de Energia Elétrica, unidade coletora responsável por transmitir a energia produzida pela Usina para linha de transmissão, os trabalhos avançaram cerca de 94%, até o início de novembro, nessa frente de trabalho. Atualmente, os serviços se concentram na conclusão da Casa de Comando da subestação e acabamentos finais da obra. As duas frentes de trabalho são executadas pelo consórcio ABB/Santa Rita, empresa contratada pela ENGIE. ‘‘A obra está no ritmo esperado e a previsão é que ainda em novembro iniciamos o testes finais para entrada em operação da Usina’’, afirma o gerente de Obras da ENGIEem Assu, Rafael Caldeira.

Localizada à margem da rodovia BR-304, km 99, a Usina Solar Assú V é fruto do Leilão de Reserva realizado em novembro de 2015, junto à ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), sendo a primeira de cinco centrais de geração de energia solarda ENGIE previstas para região, formando o Complexo Fotovoltaico Assú.

O investimento é cerca de R$ 220 milhões e a capacidade instalada é de 30MW. Toda energia gerada em Assu será conectada à reserva energética do Brasil através do Sistema Interligado Nacional. 

 CHÁ AMARGO:

Está com azia, má digestão, gastrite ou prisão de ventre? Use Chá Amargo Original da Natural Ervas. Chá Amargo Original da Natural Ervas Chá Amargo é muito usado para os que sofrem de problemas digestivos. Muito útil  também  em  casos de debilidade  digestiva por problemas nervosos. É um fortificante do estomago, muito eficaz. Combate os oxiúros. Empachamento, azia e má digestão. Fonte de vitamina B12, vitamina D3 e vitamina C. Benefícios Diurético Digestivo Depurativo Calmante Antioxidante Estimulante Entre outros benefícios. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário