terça-feira, julho 12, 2022

Os efeitos da pandemia na prevenção do câncer de cabeça e pescoço serão debatidos em audiência pública

Imagem: reprodução

A Assembleia Legislativa, por meio da deputada estadual Cristiane Dantas (Solidariedade) vai realizar nesta quinta-feira (14), às 14h, uma audiência pública sobre "Os efeitos da pandemia no diagnóstico e tratamento do câncer de cabeça e pescoço no RN". O tema será abordado dentro da campanha “Julho Verde”, realizada pela Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço (SBCCP).

A deputada Cristiane é autora da Lei nº 10.132/2016 que insere a campanha “Julho Verde” no calendário oficial do Estado. A proposta do debate é debater com especialistas e representantes da saúde pública a melhoria no acesso dos pacientes aos exames de diagnóstico preventivo da doença. Segundo a parlamentar, a pandemia trouxe efeitos negativos com o acúmulo de solicitações de exames e atraso na realização de cirurgias e nos tratamentos “A audiência é uma forma chamar a atenção para esse problema e buscar meios de reduzir a lista de espera por exames e cirurgias de pacientes com suspeita de câncer de cabeça e pescoço. Houve um prejuízo durante a pandemia, mas precisamos avaliar meios de sanar isso”, assinala Cristiane Dantas.

O Instituto Nacional do Câncer (INCA),  estima o registro de 36.620 novos casos de câncer de cabeça e pescoço no Brasil, sendo 19.480 em homens e 17.140 em mulheres. Entre os tipos detectados, o câncer de boca é o primeiro mais frequente, seguido do câncer de laringe e do câncer de tireóide. 

O debate ocorrerá no auditório Deputado Cortez Pereira e foram convidados representantes médicos especialistas em cirurgia de cabeça e pescoço, fonoaudiólogos, Ministério Público, representantes das secretarias estadual e municipais de saúde do RN, setor médico da Assembleia Legislativa e pacientes laringectomizados.

📌Lembre-se: higienize as mãos sempre que necessário com água e sabão ou álcool em gel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário