30 maio 2019

Equipe do NASF levou ações de Saúde do Trabalhador à feira-livre de Assú

Imagens: Reprodução/Assessoria
O público que atua e frequenta a feira-livre do Assú foi alvo, esta semana, de uma atividade instrutiva realizada por profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família – NASF, que é administrativamente ligado à Secretaria Municipal de Saúde. O trabalho foi centrado em abordagens relativas à Política Nacional de Saúde do Trabalhador e, conforme definição da secretária Viviane Lima, o propósito foi difundir uma campanha educativa visando a melhoria da condição de saúde da população. 

Entre os objetivos do NASF está apoiar a consolidação da Atenção Básica, ampliando as ofertas de saúde na rede de serviços, assim como a resolutividade, a abrangência e o alvo das ações. Concebida na esfera do Ministério da Saúde, a Política Nacional de Saúde do Trabalhador tem como finalidade definir os princípios, as diretrizes e as estratégias a serem observados pelas três esferas de gestão do Sistema Único de Saúde – SUS, para o desenvolvimento da atenção integral à saúde do trabalhador.

Este processo tem ênfase na vigilância, visando a promoção e a proteção da saúde dos trabalhadores e a redução da morbimortalidade decorrente dos modelos de desenvolvimento e dos processos produtivos. A citada política pública foi instituída pela Portaria nº 1.823, de 23 de agosto de 2012, e alinha-se com o conjunto de políticas do SUS, considerando a transversalidade das ações de saúde do trabalhador e o trabalho como um dos determinantes do processo saúde-doença.




Nenhum comentário:

Postar um comentário