21 junho 2018

ASSÚ: Secretarias põem em prática projeto de prevenção à automutilação na rede escolar


Imagens: Reprodução/Assessoria

A automutilação, ato intencional de cortar a própria pele, é um fenômeno que vem crescendo nos últimos tempos, principalmente entre os adolescentes. Preocupados com o aparecimento de tais situações no município de Assú, os psicólogos do CAPS, NASF e CRAS I criaram um projeto de prevenção para combater a automutilação na perspectiva da educação em saúde. Devido à complexidade do tema, o projeto envolve as Secretarias de Saúde; Assistência Social, Trabalho, Cidadania e Habitação; e, Educação e Cultura, funcionando de forma intersetorial.

O projeto se divide em três fases. A primeira envolveu os professores de algumas escolas da rede municipal, para sensibilizá-los sobre como perceber alguns fatores de risco e proteção em torno da automutilação. A segunda, a qual está em andamento, é direcionada para as famílias, em que se está trabalhando o fortalecimento de vínculos, a importância do diálogo e relações de cuidado mais próximas e acolhedoras entre familiares e adolescentes. E, a terceira e última fase, será com os adolescentes, com previsão para ser iniciada no mês de agosto.

Nessa etapa derradeira serão realizadas quatro oficinas sobre o que é a automutilação, rede de apoio, família e perspectiva de futuro para os jovens. A psicóloga Nívia Andrade, do CRAS I, reforça a importância de o projeto ser articulado entre as secretarias. “O papel principal do CRAS é trabalhar a família e o fortalecimento dos vínculos, de modo que o trabalho com os pais tem sido de importância fundamental, pois temos dados várias orientações sobre construírem relações de cuidado mais próximas de seus filhos", explicou a profissional.




"CARTEIRA DE ESTUDANTE PARA QUEM É ESTUDANTE 2018, É AQUI!"


Faça sua carteira de estudante 2018, garanta seus direitos e os benefícios que ela oferece. Estamos te esperando na rodoviária de Assu ou no contato pelo Whatsapp. 

Faça sua carteira de estudante com quem te "REPRESENTA  E TE  RESPEITA".  Sueldo Araújo na RODOVIÁRIA DE ASSÚ.  

 PAGUE EM ATÉ 2X NO SEU CARTÃO DE CRÉDITO OU DÉBITO.* 

SORTEIOS MENSAIS DE:
PIZZAS;
PASSAGENS ASSÚ/NATAL;
KITS DA HINODE;
JANTARES.

Quem não pode fazer carteira de estudante;
Cursos profissionalizantes;
Cursos de idiomas;
Supletivo;
CONTATO: (84) 9.96094612 
 SEJA LEGAL, SEJA UEP - União dos Estudantes Potiguares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário