08 maio 2019

Por Erick, O Caçador: QUAL A LIGAÇÃO DO NAZISMO COM A ESQUERDA?

Imagem: Reprodução
Graças à fala do Presidente Jair Bolsonaro, que disse "não ter dúvida que o Nazismo era de Esquerda", surgiu um amplo debate a respeito da veracidade dessa afirmação sobre o Nacional-Socialismo (Nazismo) ser um fenômeno político de Esquerda. No que se baseia tal entendimento? Vamos tentar aprofundar a questão nesse artigo, dando aos leitores elementos suficientes para concluir definitivamente por si:


    GENEALOGIA DO NAZISMO - Segundo admitia o próprio Adolf Hitler, o Nacional-Socialismo Alemão foi abertamente inspirado no Fascismo, que havia sido criado alguns anos antes, na Itália. Dado que o Fascismo serviu de modelo para o Nazismo, é comum o uso do termo "Nazi-Fascismo", referindo-se ao conjunto dos fenômenos políticos de mesma orientação, ocorrido nessa época em vários outros países (inclusive no Brasil). Isso faz com que o entendimento do Fascismo e de suas origens seja crucial para traçar a genealogia do Nazismo.


   Acontece que o criador e principal líder do Fascismo, Benito Mussolini, anteriormente era um marxista de carteirinha, filiado ao Partido Socialista Italiano, portanto um homem de Esquerda. O próprio pai de Mussolini foi um Socialista fervoroso, ferreiro de profissão, tendo dado ao filho o nome de Benito, para homenagear o revolucionário mexicano Benito Juárez. O filho seguiu ao pai em suas concepções políticas, sendo fortemente influenciado pelas idéias do Sindicalismo Revolucionário proposto originalmente pelo francês Georges Sorel. Nos primeiros anos do século XX, Benito militou ativamente nos movimentos esquerdistas italianos, tendo estado à frente de jornais de divulgação das doutrinas de Karl Marx voltados para a criação de um ambiente pré-revolucionário em seu País. De fato, até hoje Mussolini é considerado um dos Socialistas mais proeminentes da Itália, devido à sua importante participação como liderança do movimento Socialista, tendo até sido preso algumas vezes por essa militância ardorosa e destacada. A orientação política do PSI era o marxismo de viés sindicalista, também conhecido como "Trabalhismo" (tal como o brasileiro Partido dos Trabalhadores, em suas origens).


     Para esclarecer qualquer dúvida, o Socialismo é uma etapa que antecede e prepara a implantação total do Comunismo numa Nação, segundo a proposta do teórico Karl Marx (criador do Comunismo e de cujo nome origina-se o termo "marxista").

LEIA MAS NO LINK ."O RESTO DO ARTIGO": https://bit.ly/2DU0rGM


Nenhum comentário:

Postar um comentário