03 maio 2017

Mossoró: Caern faz remanejamento de abastecimento em função de poços parados

Imagem: ReproduçãoFórmula da Reconquista
Três poços da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) em Mossoró estão paralisados. O poço 19, responsável pelo abastecimento do Abolição III e IV, Santa Delmira I e II, Redenção, Santo Antônio e Distrito Industrial tem previsão de retornar nesta quinta-feira (4) e está em manutenção porque apresentou problema no conjunto motobomba.

O poço 27, que abastece Rincão, Vingt Rosado, Alto da Pelonha, parte do Parque Universitário, parte do Costa e Silva e parte dos Pintos deverá ter o abastecimento normalizado no sábado (6). O 27 também apresentou problema no conjunto motobomba. Já o poço 26, responsável pelo abastecimento de parte do Costa e Silva, parte do Parque Universitário, Ilha de Santa Luzia e parte dos Pintos tem previsão para a segunda-feira (8). O poço teve seus cabos para funcionamento furtados.

A Caern vem fazendo remanejamento de abastecimento através da adutora Jerônimo Rosado para atender as áreas com suspensão de água, assim como nos locais possíveis, retirando de outros poços.

POÇOS PROFUNDOS

Mossoró é uma das poucas cidades no Estado que possui um sistema de abastecimento peculiar com a utilização de poços muitos profundos. A segunda maior cidade do Estado possui 16 poços que são responsáveis por 70% do seu abastecimento. Os outros 30% são abastecidos pela adutora Jerônimo Rosado que capta água na barragem Armando Ribeiro Gonçalves.

Os poços que abastecem Mossoró precisam ter uma profundidade cerca de mil metros para alcançar a água subterrânea acumulada no Arenito Açu. O poço é perfurado para que a água suba e possa ser bombeada até chegar à população. Esta água possui uma temperatura que chega a 55 graus e os equipamentos precisam suportar a elevada temperatura. Quando ocorre a perfuração do poço, a água do subsolo sobe até cerca de 250 metros da superfície.

Para retirar a água do poço a Caern possui bombas específicas para este sistema que possui temperatura da água elevada e grandes profundidades. No Brasil, existem uma quantidade limitada de fornecedores que atendem as especificidades técnicas da cidade de Mossoró. As bombas pesam entre 12 a 15 toneladas e precisam ser içadas por guindastes que precisam ter a capacidade de levantar em torno de 30 toneladas.

As equipes da Caern que fazem manutenção de poço trabalham para fazer a bomba chegar a 250 metros de profundidade. Primeiro é colocada a bomba e depois são colocadas colunas de seis metros de altura (tubos) por onde a água irá passar até chegar à superfície. A quantidade de tubos depende da profundidade a ser alcançada pela bomba. Em geral são necessárias 40 colunas.

O trabalho de conserto destes poços é demorado e minucioso, que leva tempo para ser realizado. É preciso também mobilizar uma equipe entre 14 e 15 pessoas numa operação que exige muito conhecimento por parte dos empregados. Além disto, é necessária a preparação para evitar acidentes de trabalho. Para garantir segurança ao trabalhador a manutenção não pode ser realizada sem seguir os procedimentos corretos.




Vitamel o Fortificante Do Trabalhador :  Vitamel combate a fraqueza no corpo e, é amigo do coração. Vitamel te fortalece da cabeça aos pés . Vitamel combate cansaço no corpo e na mente . Vendido em Todas as farmácia de nossa cidade . Atenção: vitamel e único não existe similar e nem genérico . Não compre o vitamel com o nome trocado , corra em qualquer farmácia você vai acha vitamel, em Assu entrega em domicílio sem custo adicional é só ligar para os números 3331-1232 e 99610-4845, Mas você encontra o vitamel e todas as farmácias de sua cidade. ganhar dinheiro em casa

Nenhum comentário:

Postar um comentário