16 maio 2017

Assembleia recebe segunda mostra fotográfica “Mães do Juvino”

Com assinatura do fotógrafo Elias Medeiros, a segunda mostra fotográfica beneficente “Mães do Juvino” chega nesta terça-feira (16) ao Salão Nobre Deputado Iberê de Souza, da Assembleia Legislativa e será aberta oficialmente amanhã (17), às 10h, pelo presidente da Casa, deputado Ezequiel Ferreira de Souza (PSDB). As fotos estarão expostas até o dia 26 de maio, no horário de funcionamento da Casa.
 
“Prefiro chamar esta mostra de uma corrente do bem que nasceu quando recebi o convite do Juvino Barreto para organizar uma festa em comemoração ao Dia das Mães das idosas internas”, disse Elias, que promoveu o lançamento da exposição fotográfica na última sexta-feira (12), no próprio Abrigo Juvino Barreto, durante a tradicional festa do Dia das Mães, ocasião em que Aninha Medeiros, 92 anos, foi a aclamada a  “Rainha Melhor Idade” 2017 e recebeu a faixa da Miss Rio Grande do Norte, Danielle Marrion.


 
O autor já tem um histórico de ações em benefício do abrigo. A exemplo do ano passado, quando foi realizada a primeira mostra no Legislativo do RN, a ideia é sensibilizar a população para auxiliar a instituição. Desta vez, Elias está sugerindo a colaboração através da doação de toalhas de banho de cor branca. A mostra contempla as idosas internas no Juvino Barreto, retratadas nas visitas diárias e ações que o fotógrafo realizou.


Serviço:
Exposição “Mães do Juvino”
Onde: Assembleia Legislativa do RN
Quando: De 16 a 26 de maio de 2017
Abertura oficial: 17/5 às 10h 
Doação sugerida: Uma toalha de banho



Deputados buscam sugestões para melhoria do sistema Carcerário de Mossoró



Foto: Assessoria de Comunicação
Os deputados Hermano Morais (PMDB), Kelps Lima (Solidariedade) e Larissa Rosado (PSB), membros da Comissão Especial do Sistema Carcerário da Assembleia Legislativa, estiveram em Mossoró nesta segunda-feira (15), com objetivo de buscar informações e sugestões acerca do sistema prisional do município. A Comissão é temporária e os dados coletados serão inclusos em relatório que será entregue ao Governo do Estado em junho.

“Nós temos previsão de entregar esse relatório no mês de junho e eu não poderia deixar de trazer os deputados a Mossoró para ouvirem a nossa realidade. As sugestões coletadas, tanto do Ministério Público, como da OAB, farão parte dos nossos apontamentos ao Governo do Estado, com objetivo de tentar minimizar o caos no sistema penitenciário do Estado”, acentua a deputada Larissa Rosado.

Mossoró, que já teve três Centros de Detenção Provisória (CDP), segundo o representante do Ministério Público, hoje, possui pouco mais de 600 vagas, somando a Cadeia Pública Juiz Manoel Onofre de Sousa e um Complexo Penal Mário Negócio.

“Uma população já moída por arrochos econômicos, reclusa por uma violência galopante, precisa conviver com uma criminalidade organizada que supera a capacidade do Estado de dar uma resposta satisfatória”, avalia Romero Marinho, promotor de Execuções Penais.

Diante do colapso do sistema, o promotor sugeriu algumas ações: mudança no regime semiaberto, de forma a dificultar a fuga dos presos, adoção do modelo APAC de humanização do Sistema Penitenciário, implantação de políticas públicas voltadas à reinserção do preso, com atividades profissionalizantes, criação de estabelecimentos de aprisionamentos de policiais militares e civis, criação de estabelecimentos prisionais hospitalares, ampliação das vagas do Hospital Colônia João Machado, assistência psicológica e psiquiátrica aos agentes penitenciários, obtenção scanner de corpo, construção de berçários e locais de amamentação nas unidades femininas, estruturação do Sistema de Inteligência, parcerias e convênios com Universidades para utilização de projetos de extensão nas penitenciárias.

Dando sequência a programação, os parlamentares estiveram reunidos com membros da diretoria da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB subseccional Mossoró) onde colheram sugestões para minimizar os problemas carcerários do Estado. Canindé Maia, presidente da OAB-Mossoró, ressaltou que os apontamentos foram construídos por advogados que atuam junto aos estabelecimentos prisionais que existem na cidade, visando garantir o respeito às suas prerrogativas funcionais, além de ressaltar a importância do trabalho da Comissão.

Dentro das sugestões da OAB estão a realização de concurso público para reduzir o déficit nas forças de segurança do Estado, separação dos alojamentos masculino e feminino, efetuar revisão criminal, em parceria com a Defensoria Pública, redução dos presos provisórios, aplicação de medidas cautelares a presos provisórios em causa de baixa relevância social, melhoria das condições estruturais das penitenciárias e cadeias, prover condições para o trabalho e estudo, evitar prisões por tráfico em casos de usuários ou quantidade ínfima de drogas, promover medidas de ressocialização.

Deputado Ezequiel requer poços tubulares
para Santo Antônio, na região Agreste
Foto: João Gilberto
A área rural do município de Santo Antônio, na região Agreste conta com uma população em torno de nove mil habitantes e por causa da seca que atinge o Estado, há seis anos, as comunidades rurais sofrem com a deficiência do abastecimento de água. Conhecedor desse problema, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ezequiel Ferreira de Souza (PSDB) direcionou mais uma ação para àquele município, com o objetivo de amenizar esse problema que prejudica a produção agrícola.
 
“Encaminhamos requerimento ao Governador Robinson Faria (PSD) e ao secretário do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Ivan Júnior solicitando a perfuração e instalação de poços tubulares nas comunidades Capim Assu, Sítio Laje e Mombuca. Essas comunidades necessitam com mais urgência de água de qualidade”, disse o deputado Ezequiel.
 
O parlamentar lembra em sua propositura que a chuva deste ano não foi suficiente para o armazenamento de água, capaz de garantir o abastecimento dessas comunidades e recuperar os prejuízos causados pela longa estiagem.
Santo Antônio é o 24º município mais populoso do Estado, com uma população superior a 24 mil habitantes, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
 
A vida econômica está voltada para o desempenho da sua pecuária e da produção agrícola. Santo Antônio está distante 70 quilômetros de Natal.   

  


 Promoção na JJ Moto Peças, A oficina de moto mais completa do Vale do Assu está com promoção imperdível revisão completa na sua moto por apenas r$  45,00 vem conhecer aqui temos os melhores mecânico da cidade próxo, Rua: Francisco Esmeraldino S. Fiqueira,  Frutilândia, Assú/RN ( Enfrente ao colégio CEPA )  Fone: 998562803  


Nenhum comentário:

Postar um comentário