Drogaria Santa Clara

Drogaria Santa Clara

segunda-feira, maio 15, 2017

Assembleia Legislativa homenageia contabilistas do RN em sessão solene

Fotos: Eduardo Maia
 
A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, por iniciativa do deputado George Soares (PR), homenageou os contabilistas do Estado nesta segunda-feira (15) pelo Dia dos Contabilistas, celebrado em 25 de abril. O parlamentar, que também é contador, ressaltou que a solenidade repete uma prioridade que estabeleceu e que vem cumprindo a cada ano, de propor à mesa diretora a realização de uma Sessão Solene onde pudesse registrar a data que homenageia a classe contábil do Estado.

“O setor contábil é fundamental para o desenvolvimento do país e esta categoria tem contribuído para o desenvolvimento socioeconômico de nossa terra e de nossa gente. A convicção que tenho com relação à importância deste segmento para o Estado e o país só se fortaleceu depois de ter vivido de perto esta experiência, pois a área de Ciências Contábeis foi a que escolhi como profissão e muito me orgulho de fazer parte dela”, disse George Soares.

O deputado destacou que a data é importante não só para se comemorar, mas também para debater sobre propostas, sugestões e ideias que possam  consolidar cada vez mais a presença e destaque do segmento contábil potiguar.

Na ocasião, George Soares lembrou as ações de seu mandato para beneficiar a classe, como o pedido à Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn) para a criação de uma Controladoria Contábil por meio da qual seja prestado assessoramento nesse campo às prefeituras de todo o Estado.

A contadora Lígia Limeira, uma das dez homenageadas e ex-coordenadora de Controle Interno e Auditoria, falou em nome da categoria e enfatizou a importância da honraria e de uma reflexão sobre as perspectivas e desafios da profissão. “A Ciência Contábil vem evoluindo mais e mais. Inicialmente só atendia à demanda de fiscalização, mas atualmente é uma ferramenta indispensável para tomar decisões e para gestão de negócios“.

Também foram homenageados os contabilistas, Cássio Rodrigo da Costa Almeida, membro do Instituto dos Auditores Independentes do Brasil; Erivan Ferreira Borges, chefe do Departamento do Curso de Ciências Contábeis da UFRN e Doutor em Contabilidade; Horácio Alves Pedroza Neto, ex-presidente do Sindicato dos Contabilistas no Rio Grande do Norte; Ítalo Jones Bezerra Siminea, proprietário da Siminea & Aladim Contadores Associados Ltda; José Rubian Soares Júnior, graduado em Ciências contábeis pela UFRN; Maria da Conceição Cabral, ex-presidente do Sindicato dos Contabilistas no Rio Grande do Norte; Maria das Neves dos Santos Batista, empresária contábil, educadora, palestrante na linha motivacional; Robson Barros de Araújo, representante do grupo de peritos contadores do RN e Sérgio Luís Rodrigues, pós-graduado em consultoria empresarial pela UNP.

Presente na solenidade, Jucileide Leitão, presidente da Academia Norte-riograndense de Ciências Contábeis, fez um histórico sobre o Dia do Contabilista e lembrou grandes profissionais da área, reforçando que “a contabilidade é o meio para que cheguemos a uma real transparência pública”.

Também participaram da sessão solene representantes da categoria, do Estado e do município, como a secretária de Educação, Cláudia Santa Rosa e o controlador-geral do município, José Dionísio Gomes.


Dia do Contabilista
 


O senador e Patrono dos Contabilistas, João Lyra, instituiu o Dia do Contabilista, prontamente adotado pela classe contábil e, atualmente, oficializado em grande número de municípios. Era o ano de 1926. Em dezembro do ano anterior, João Lyra havia sido eleito presidente do Conselho Perpétuo dos Contabilistas Brasileiros e, em toda a sua vida parlamentar, propôs e fez aprovar várias leis em benefício da profissão contábil o que nos remete um exemplo a ser seguido como parlamentar representante contábil.

O Dia do Contabilista foi oficialmente instituído pela Lei nº 1.989, em 23 de maio de 1979. No memorial da gestão presidencial 1991/1995, do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo, encontra-se o seguinte texto: "Em 25 de abril comemora-se em todo o Brasil o Dia do Contabilista. A data foi criada em 1926 durante um almoço realizado em São Paulo em homenagem ao Senador João Lyra, que havia consolidado conquistas da Classe no Senado Federal”.

Aos poucos, as comemorações foram ganhando força em todos os estados até esta data se tornar nacional. Atualmente, o dia 25 de abril é utilizado pelas várias entidades representativas do meio contábil e pelas escolas como uma oportunidade para congregar os profissionais e refletir sobre o presente e futuro da Contabilidade no Brasil.

Escola da Assembleia forma nova turma da pós-graduação em Gestão Pública





Foto: Eduardo Maia
Cerca de 70 alunos da Escola da Assembleia receberam o certificado da pós-graduação em Gestão Pública. A solenidade, realizada no auditório Cortez Pereira, na manhã desta segunda-feira (15), contou com a presença do presidente da Casa, deputado Ezequiel Ferreira de Souza (PSDB), da secretária administrativa do Legislativo do RN, Dulcinea Brandão e do diretor da Escola da Assembleia, Carlos Russo.
“É uma alegria poder ver duas novas turmas concluindo, onde estão servidores com os quais convivo diariamente. Sei que é uma grande vitória pessoal e profissional, que muitos aqui ultrapassaram dificuldades para atingir este objetivo. O caminho é a capacitação e para mim é motivo de satisfação e honra estar aqui hoje”, afirmou o presidente Ezequiel Ferreira.
O parlamentar citou a importância da Escola do Legislativo na qualificação dos servidores, que se reverte na melhoria dos serviços prestados à população. Em 2016 foi firmado um convênio com a Universidade de Lisboa, através do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, que vai possibilitar a quem se dispuser a custear as despesas próprias de manutenção no país, cursos gratuitos de mestrado e doutorado. Além deste, também foi firmado convênio com a Casa do Brasil, em Madri.
Esta é a quarta turma que conclui o curso de especialização em Gestão Pública e a primeira a receber o certificado pela Escola da Assembleia, que até 2016 era denominada Instituto do Legislativo Potiguar.
Além dos servidores da Casa, a turma concluinte também é formada por servidores de instituições parceiras, como o Tribunal de Contas do Rio Grande do Norte (TCE/RN), Câmaras Municipais, Prefeituras, entre outras.

Assembleia Legislativa e Hemonorte promovem campanha de doação de sangue nesta quinta-feira


 Foto: João Gilberto
Atenta a importância da doação de sangue e buscando sensibilizar novos doadores, a Assembleia Legislativa promove ação conjunta nesta quinta-feira (18) para a coleta de sangue junto aos servidores legislativos e população. A campanha visa contribuir para o reforço do estoque de bolsas de sangue do Hemonorte e acontece das 8 às 17 horas, na unidade móvel de coleta de sangue que estará instalada na Praça Sete de Setembro, no Centro da cidade.

“Vamos aproveitar a quinta-feira para que todos pratiquem o ato de doação. Uma atitude de amor e respeito à vida. Todos nós estamos sujeitos à necessidade de sangue. Sangue é vida e dele dependemos. É vital a importância da constante cooperação com o banco de sangue do Hemonorte que, via de regra, carece de sangue em todos os períodos do ano”, convoca o deputado e presidente da Assembleia Legislativa, Ezequiel Ferreira de Souza (PSDB).

A iniciativa da campanha é do setor de Saúde da Casa, que se sensibilizou com o reduzido estoque de sangue registrado pelo Hemonorte. O coordenador de saúde da Assembleia, Ricardo Fonseca, explica que a campanha é a segunda edição realizada em parceria com o Hemocentro. “Fizemos no ano passado e estamos novamente promovendo essa ação em favor do abastecimento do banco de sangue do centro, que está reduzido à metade”, explica o coordenador.

Além dos servidores da Assembleia Legislativa, a população também pode participar da ação. A expectativa é que pelo menos 150 pessoas façam a doação na unidade móvel. De acordo com informações da Divisão de Serviço Social do Hemonorte, cada doação de sangue pode salvar até quatro vidas.

Quem pode doar

Podem doar pessoas entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos de idade precisam de consentimento do responsável legal); ser saudável; pesar acima de 50 kg; ter dormido 6 horas na noite anterior; não ter tomado vacinas nos últimos 40 dias; evitar alimentos gordurosos antes da doação; não ter ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores; e apresentar um documento oficial com foto.

Projeto de Lei

No ano passado, o deputado Carlos Augusto Maia (PSD) apresentou Projeto de Lei na Assembleia Legislativa propondo usar a doação regular de sangue como fator de desempate em concursos públicos. Para tanto, a matéria considera doador regular de sangue aquele que realize, no mínimo, três doações por ano, atestadas por órgão oficial ou entidade credenciada pelo Poder Público
.


 


Casa Do Cabeçote  Somos uma empresa com experiência, Temos a certeza que vamos poder fazer um trabalho com garantia no seu carro, trabalhamos com cabeçotes completos e a base de trocas todos as marcas. Usinagem de bloco com um excelente brunimento , bielas retificadas e alinhadas , motores completo com garantia. Usinagem própria, temos todos os tipos de virabrequim a base de troca.  Rua: Francisco Esmeraldino S. Fiqueira, N= 15  Frutilândia, Assú/RN ( Enfrente ao colégio CEPA )  Fone: (84 ) 99931-5858  e 99807-5248 .

Nenhum comentário:

Postar um comentário