11 maio 2017

Audiência pública na Assembleia Legislativa debate ataques as agências bancárias nesta sexta-feira

Crédito da Foto: João Gilberto
 
As recentes explosões à agências bancárias no interior do Rio Grande do Norte estão na pauta de discussões da Assembleia Legislativa. Por proposição do deputado Hermano Morais (PMDB), a Casa Legislativa vai promover audiência pública nesta sexta-feira (12), às 9h, para debater a situação das agências destruídas pelos atos criminosos. Segundo ele, as ocorrências geram ônus financeiros à população e impactos negativos à economia dos municípios.

“Além do clima de insegurança instaurado por essas ações, a demora no restabelecimento dos serviços bancários causa prejuízos para os cidadãos, que precisam se deslocar para municípios vizinhos com a finalidade de resolver suas demandas bancárias e, por consequência, acaba aplicando seus recursos nestas outras cidades”, justifica Hermano Morais.

De acordo com o parlamentar, o debate visa dar visibilidade ao tema e sensibilizar as instituições bancárias, sobretudo a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil, para a discussão de alternativas em torno do assunto. Foram convidados ainda representantes dos Poderes Executivo e Legislativo dos municípios atingidos, Bradesco, Comando de Policiamento do Interior, Secretaria de Segurança Pública do Estado, Secretaria de Justiça e Cidadania e Polícia Federal.

Explosões

De acordo com o Sindicato dos Bancários do Rio Grande do Norte, somente de janeiro a março foram 21 ataques com explosões a bancos em 16 municípios potiguares: Baraúna, São Paulo do Potengi, Cerro-Corá, Japi, São José do Campestre, Tangará, Lajes, Umarizal, Santa Cruz, Florânia, São Gonçalo do Amarante, Extremoz, Santana do Matos, Serra Negra do Norte, Caraúbas e Tenente Laurentino.

Em abril os municípios de João Câmara e Touros foram alvos de novas explosões. Já na última terça-feira (09), uma quadrilha tentou assaltar um carro-forte na agência do Banco do Brasil na BR-101, em Natal.  Com esta ação, subiu para 36 o número de ataques a agências bancárias e carros-fortes registrados este ano, em 27 cidades do RN. Somando-se esses números aos ataques às agências dos Correios este ano, já são 54 ocorrências em 38 cidades potiguares.

Mineiro se pronuncia em plenário sobre depoimento de Lula a Moro

Foto: João Gilberto

Em pronunciamento feito na manhã desta quinta-feira (11), na Assembleia Legislativa do RN, o deputado estadual Fernando Mineiro (PT) comentou o depoimento do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva ao juiz federal Sérgio Moro na tarde de ontem (10) em Curitiba. De acordo com o parlamentar, o episódio enfraquece a Justiça no Brasil.


“O Brasil e o mundo acompanharam e  tudo foi esclarecido para quem ainda tinha uma pontinha de dúvida se Lula estava sendo mesmo perseguido, já que não existem provas contra ele. Para quem tinha esse tipo de pergunta, hoje está claro. Como é que se faz uma coisa daquela e durante cinco horas não se mostra uma prova concreta para o que está sendo acusado o presidente Lula” questionou.


Fernando Mineiro continuou seu pensamento dizendo ter esperança. “O espetáculo de ontem mostra que se não mudar o rumo, a ideia de justiça será queimada após esse processo. Espero que a justiça seja feita. Lula não está acima da lei, mas também não está abaixo. Que esse processo fortaleça a Justiça e não o contrário”, finalizou.


Frente parlamentar reúne entidades em prol da Agricultura Familiar


Foto: João Gilberto
Um ato formal promovido na manhã desta quinta-feira (11), na Assembleia Legislativa, oficializou a instalação da Frente Parlamentar da Agricultura Familiar, fórum que conta com a participação de legisladores estaduais e entidades ligadas ao setor com o objetivo de atuar em favor do desenvolvimento da atividade no Rio Grande do Norte. Durante o encontro, o deputado Souza (PHS), propositor e presidente da Frente, destacou a missão da bancada recém-formada.

“A Frente Parlamentar da Agricultura Familiar propõe criar um ambiente para articularmos as ações dos diversos órgãos voltados para o setor. Visa promover a discussão, elaboração e aplicação de políticas públicas para o fomento da atividade agrícola no Estado, priorizando a agricultura familiar”, explica Souza.

Dentre os objetivos traçados pela Frente da Agricultura, o deputado Fernando Mineiro (PT), que também compõe o fórum, defende uma maior participação das entidades representativas no processo legislativo de construção de políticas públicas para o setor, bem como o acompanhamento da elaboração da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). “Dessa forma seriam evitados conflitos entre os projetos em construção para a área, permitindo também o aperfeiçoamento das políticas com maior participação dos envolvidos e discussões mais aprofundadas”, disse ele.

Presente na reunião, o também integrante da Frente, deputado Gustavo Carvalho (PSDB), enalteceu a iniciativa de Souza pela instalação do grupo. “Nada melhor que um fórum como esse para aproximar as discussões e efetivamente alcançar soluções para o fortalecimento do setor”, afirmou o parlamentar destacando ainda a luta da Casa pela Estrada da Produção.

Representantes do Governo do Estado também compareceram ao ato e asseguraram a participação do Executivo Estadual na Frente. O secretário da Agricultura e Pesca do RN, Guilherme Saldanha, reforçou o papel da pasta para o desenvolvimento do setor. “A Secretaria de Agricultura e Pesca atua em favor da sustentabilidade da atividade da agricultura familiar. É nossa obrigação sermos parceiros das demais entidades e classes que representam o setor. A criação desse fórum é uma excelente oportunidade para isso”, declarou.

Para o titular da secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Ivan Júnior, o grupo vai permitir discutir e planejar as ações necessárias para a área “proporcionando uma perspectiva de futuro para as famílias que vivem da atividade”, observa o secretário.

A participação dos trabalhadores rurais na Frente Parlamentar é assegurada, dentre outras entidades, através da Federação dos Trabalhos na Agricultura do Estado (FETARN). O presidente da instituição, Manoel Cândido Costa, agradeceu a iniciativa em favor da atividade e destacou alguns desafios do setor. “O crédito fundiário e o crédito mulher, por exemplo, estão suspensos. Desde já, informo que queremos participar de todas as discussões do fórum e que contamos com o seu apoio para vencermos os desafios enfrentados pela atividade”, falou.

A Frente Parlamentar da Agricultura Familiar conta ainda com a participação do deputado George Soares (PR) e de entidades como a EMATER, IDIARN, IGARN, INCRA, SEARA, IDEMA, Agência de Fomento do RN, FETRAF-RN, MST, SEBRAE, SENAR, FEMURN E FECAM.

De acordo com a agenda de trabalho do fórum, o grupo volta se reunir no próximo dia 29 de maio, às 10h, na EMATER, em Natal.

Tomba Farias comemora aprovação em primeiro turno da PEC da Vaquejada


Foto: João Gilberto
A aprovação, em primeiro turno, da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que viabiliza a prática da vaquejada, foi aprovada em primeiro turno pela Câmara Federal. O deputado Tomba Farias (PSB) que apoia a causa, comemorou e destacou o fato em pronunciamento na sessão plenária desta quinta-feira (11). Tomba Farias fez parte da comitiva que foi a Brasília, em 2016, participar de manifestação a favor do esporte de tradição nordestina.

“Foram 366 votos a favor do Nordeste, da cultura e daqueles que há mais de cem anos praticam esse esporte no Rio Grande do Norte e na região. Quero dizer que valeu a pena a luta, a concentração, a perseverança dos vaqueiros e de todos aqueles que aguardavam e torciam neste apelo que teve início aqui, na frente da Assembleia Legislativa, com a presença dos vaqueiros”, disse Tomba

O parlamentar integrou a comissão que foi a Brasília, manter audiências e defender o esporte secular perante os parlamentares federais.

Tomba disse que a vitória na Câmara significa que é preciso acreditar e somar forças para dias melhores. “Esta medida veio dar alento ao nordestino, vaqueiros e todos aqueles que estão envolvidos nesta atividade. Vamos continuar unidos pela aprovação da PEC em segundo turno”, convocou Tomba.

Em aparte, os deputados George Soares (PR), Dison Lisboa (PSD) e Hermano Morais (PMDB) se congratularam com a notícia.

De acordo com informações da Câmara, o texto foi aprovado por 366 votos favoráveis e 50 contrários. Houve ainda seis abstenções. Por se tratar de uma mudança na Constituição, eram exigidos ao menos 308 votos para a aprovação. Como já foi aprovada no Senado, a proposta ainda precisará passar por mais uma votação na Câmara, em segundo turno, para ser promulgada.

Com anúncio de fábrica para Extremoz, Kelps sugere qualificação de mão de obra


Foto: João Gilberto
A instalação, no município de Extremoz, de uma fábrica de placas fotovoltaicas para energia solar do grupo chinês Chint Eletrics, anunciada na semana passada pelo Governo, motivou o pronunciamento do deputado Kelps Lima (Solidariedade) nesta quinta-feira (11), na Assembleia Legislativa. Para o parlamentar, é preciso qualificar a mão de obra na região e áreas vizinhas, já que a expectativa do investimento é que sejam gerados 1,3 mil empregos.

“É preciso reconhecer o mérito do Governo em trazer esse investimento do grupo chinês para o Rio Grande do Norte, mas é necessário também que se tenha mão de obra qualificada. Estive em Extremoz e há uma preocupação no que se refere à qualificação”, disse Kelps.

O deputado destacou que conversou com representantes políticos de Extremoz e se comprometeu em visitar o secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado, em busca de cursos para qualificar a mão de obra local.

De acordo com Kelps Lima, que entrou em contato com o Sesi e Senai, que promove cursos técnicos, essas instituições ainda não foram procuradas pelo Governo. “O Governo do Estado tem que se articular, juntamente com a prefeitura de Extremoz, Sesi e Senai para  qualificar o emprego e também para que as empresas sintam que é bom investir no RN”. 





venha se deliciar com a melhor carne de sol da região e a macaxeira frita mas crocante, aonde na churrascaria Obarandão, e agora disponibilizamos de self-Service para melhor atender nossos clientes, na Rua Vereador José Bezerra de Sá próximo ao centro administrativo.   

 http://bbincorp.com.br/jardim-das-carnaubas/

Nenhum comentário:

Postar um comentário