22 novembro 2018

Natal entra no roteiro mundial e sedia 1º Curso Internacional de Cirurgia Endoscópica da Coluna na América Latina

Imagem: Reproduçãocomo montar uma loja virtual
A capital potiguar entra no roteiro mundial de treinamento médico e vai sediar nos dias 23 e 24 (sexta e sábado), o 1º Curso Internacional de Cirurgia Endoscópica da Coluna na América Latina, sob a supervisão do neurocirurgião, Dr. Marco Moscatelli, e através do Programa de Doação Voluntária para Estudos Anatômicos, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN. Na Alemanha, o curso já é consolidado e está na 47ª edição, chegando ao Brasil pela primeira vez.
O encontro reúne profissionais de todo o país para a capacitação inédita de médicos na área de cirurgia de hérnia de disco, com técnica de videolaparoscopia, conduzida pelo Dr. Marco Moscatelli (SP), Dr. Roth Vargas (SP), Dr. André Calderaro (RJ) e Dr. Dirk Goethel (Alemanha), que são instrutores de cirurgia endoscópica da coluna, por meio do Instituto Riwo Spine Alliance - considerada uma das maiores desenvolvedoras de técnica de cirurgia minimamente invasiva endoscópica do mundo.
Dr. Marco Moscatelli esclarece que o método foi trazido da Alemanha para o Brasil em 2008, através do Dr. Roth Vargas. E de 2009 a 2014, Moscatelli acompanhou, junto com Dr. Vargas, no serviço de Campinas- SP. “Depois disso, eu trouxe a técnica para Natal, onde estou há cinco anos e já foi possível ajudar mais de 400 pessoas que sofriam com dores”, comenta Dr. Marco que ainda explica “a técnica é minimamente invasiva, realizada através de um corte de 7mm, sem atingir nenhuma musculatura, sendo a cirurgia mais rápida, com sangramento mínimo e um procedimento próximo a zero de infecção. O paciente recebe alta após quatro horas e já sai andando, sem necessidade de pinos ou placas.” O procedimento é indicado para hérnias de disco, cisto facetário, estenose de canal, biópsias e outras patologias.
O curso está dividido em duas etapas: teórica e prática. O primeiro momento, sexta (23) acontece no SERHS Natal Grand Hotel e, a parte prática, no sábado (24), no Departamento de Morfologia do Centro de Biociências (DMOR), da UFRN, que fez doação de quatro corpos para estudos.
Na ocasião, Dr. Expedito do Nascimento, coordenador do Programa de Doação fala da importância da população tomar conhecimento da utilidade de estudos realizados em material humano. “Alguns setores da medicina necessitam da prática direta na anatomia humana, no intuito de aprimorar as técnicas e melhor desenvolver resultados. É pensando nisso que se faz necessário, também, que as pessoas tomem conhecimento das doações voluntárias de corpos”, esclarece o coordenador. Os quatro voluntários a serem estudados durante o curso deixaram suas vontades estabelecidas através de documentos enviados ao Departamento e devidamente comunicado aos familiares.
Será um momento importante de capacitação e de troca de experiências com profissionais renomados e médicos especialistas na área que reflete na melhoria da saúde da população. O Curso Internacional de Cirurgia Endoscópica da Coluna na América Latina já tem duas edições previstas para 2019, sendo uma em maio e a outra em novembro.


"CARTEIRA DE ESTUDANTE PARA QUEM É ESTUDANTE 2018, É AQUI!"         
 Faça sua carteira de estudante 2018, garanta seus direitos e os benefícios que ela oferece. Estamos te esperando na rodoviária de Assu ou no contato pelo Whatsapp.  Faça sua carteira de estudante com quem te "REPRESENTA  E TE  RESPEITA".  Sueldo Araújo  na RODOVIÁRIA DE ASSÚ.    PAGUE EM ATÉ 2X NO SEU CARTÃO DE CRÉDITO OU DÉBITO.*  SORTEIOS MENSAIS DE: PIZZAS; PASSAGENS ASSÚ/NATAL; KITS DA HINODE; JANTARES. Quem não pode fazer carteira de estudante; Cursos profissionalizantes; Cursos de idiomas; Supletivo; CONTATO: (84) 9.96094612   SEJA LEGAL, SEJA UEP - União dos Estudantes Potiguares.  meuip.co

Nenhum comentário:

Postar um comentário